domingo, 15 de dezembro de 2013

My Name Is Khan

Oieeee.

Tava sumida esses dias, mas é pq semana de provas na faculdade....mas já to de volta...

E vamos a uma analise do filme MY NAME IS KHAN (2010)

Sinopse: Rizwan Khan, um muçulmano da região Borivali de Mumbai, sofre do transtorno de Asperger, uma síndrome do espectro autista que causa certas dificuldades na socialização. Mas Rizwan consegue viver praticamente de forma normal, chegando até a se casar com uma mulher em São Francisco, Estados Unidos. Depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, Rizwan é detido por engano pelas autoridades americanas no aeroporto de Los Angeles por causa de seu incomum comportamento. É quando ele conhece Radha, uma terapeuta que vai ajudar o rapaz a lidar com sua situação e sua aflição. O problema é que agora Rizwan tem seu nome numa lista de suspeitos. Para resolver essa questão, ele decide fazer uma jornada ao encontro do presidente americano Barak Obama e limpar sua ficha.


O filme mostra a situação dos muçulmanos nos EUA após o atentado de 11/09/01, e de como a liberdade deles está muito condicionada e como a paranóia em relação a todos os muçulmanos serem potenciais terroristas está implantada na população americana.
 Gostei muito desse filme não só por ter o meu casal favorito (Shahrukh e Kajol), mas pela mensagem que transmite, principalmente a que a mãe de Rizwan passava pra ele de que só existem dois tipos de pessoas: as boas e as más, e se todos pensassem desta forma o mundo em que vivemos seriam muitooooo melhor.
 
Recomendo a todos, pois este filme é uma verdadeira obra de arte do cinema indiano e tem muito para nos ensinar...
 
Curiosidades: Em seu lançamento, o filme quebrou muitos recordes de bilheteria.  My Name Is Khan foi o Bollywood filme de maior bilheteria no exterior na época. Em quatro semanas, o filme atravessou o INR 70 crore (EUA $ 11 milhões) marca na Índia e se tornou o primeiro filme de 2010 para fazê-lo e é o filme de maior bilheteria lançado em fevereiro . Nos mercados internacionais, o filme arrecadou EUA $ 23 milhões ( INR 103 crore). My Name Is Khan é atualmente a 10 ª maior bilheteria de filme de Bollywood com um bruto mundial de INR 200 crore (EUA $ 31 milhões). O filme foi lançado em DVD na Índia em 28 de abril de 2010. Blu-ray na Índia, além de um lançamento em DVD em todo o mundo seguiu em 10 de agosto de 2010. 
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/My_Name_Is_Khan
 
 
Então vamos as minhas reações ao assistir esse filme (se não vc não assistiu esse filme e não quer saber o final recomende q pare por aqui...mas se vc não liga....let's go!):
 
Rizwan Khan (SRK) é uma criança muçulmana que cresceu com seu irmão Zakir e sua mãe Razia Khan em uma família de classe média no Borivali, bairro de Mumbai . Rizwan é diferente das outras crianças, no entanto, ele tem certos dons, particularmente uma habilidade especial para reparar as coisas mecânicas. Sua diferença leva a tutoria especial de um erudito recluso e atenção extra a partir de sua mãe, os quais levam ao ciúme elevado de seu irmão Zakir, que, eventualmente, deixa sua família para uma vida nos Estados Unidos.
 Apesar deste ressentimento, como um adulto Zakir patrocina Rizwan para vir morar com ele em San Francisco após a morte de sua mãe. É neste momento que a esposa de Zakir, Haseena diagnostica Rizwan com síndrome de Asperger. Rizwan também começa a trabalhar para Zakir, e no processo ele encontra uma mulher hindu, Mandira (Kajol <3) e seu jovem filho, Sameer ou Sam, de um casamento anterior. Mandira é cabeleireira. Apesar da hostilidade de Zakir, Khan e Mandira se casam e se estabelecem na cidade de Banville. Ambos Mandira e Sameer levam o sobrenome de Rizwan como seus próprios. Eles também vivem ao lado da família Garrick. Sameer está perto de seu jovem filho, Reese, enquanto Mark é repórter e Sarah é amiga de Mandira.
 Tudo estava perfeito na residência dos Khans, no entanto, após os ataques de 11 de Setembro, Mark vai para cobrir a guerra do Afeganistão e morre ali, entristecendo Sarah e aumentando a angústia de Reese. Ao mesmo tempo, a família Khan começa a experimentar as consequencias do 11/09 em sua comunidade e Reese começa a voltar-se contra Sam. Uma tarde, durante uma discussão entre eles se transforma em uma briga escolar por motivos preconceituosos entre Sameer e uma gangue de estudantes mais velhos, devido o sobrenome KHAN. Reese, agindo em nome de Sam, tenta parar a luta, mas é retido. Sam é atingido no estômago, deixando-o inconsciente. A quadrilha então silencia Reese, ameaçando espancá-lo, se ele diz que as autoridades sobre o assunto. Sam morre de uma ruptura do baço no hospital.  Mandira põem a culpa em Rizwan pela morte de Sam, dizendo que Sam "morreu só porque seu sobrenome é Khan". Ela então diz Rizwan que ela não quer mais ficar com ele. Quando ele pergunta a ela o que ele tem que fazer para estar junto com Mandira, ela sarcasticamente diz que ele tem a dizer ao povo dos Estados Unidos eao presidente que seu nome é Khan, e que ele não é um terrorista.
Rizwan leva a sério o pedido do Mandira, e, assim, sai em uma viagem que o leva de um estado dos EUA para o outro, a primeira reunião com o presidente George Bush e mais tarde o novo presidente eleito. Durante esta missão, ele viaja para Wilhemina, Georgia e faz amizade com Mama Jenny e seu filho Joel. Mais tarde, em Los Angeles, ele reza em uma mesquita e ouve retórica violenta de Faisal Rahman. Ele relata isso para o FBI, mas não há resposta naquele momento. Mais tarde, enquanto espera em uma multidão para encontrar com o presidente Bush e repetir uma e outra vez: "Meu nome é Khan, e eu não sou um terrorista", Rizwan é preso e colocado em uma prisão pela polícia, que interpretam mal suas declarações pensando que ele disse que era um terrorista.
 Enquanto na prisão, ele é interrogado como suspeito de terrorismo e se encontra com o psiquiatra Radha que acredita que ele é inocente. Mais tarde ele é libertado depois de uma campanha feita por alguns repórteres indianos Raj, Komal e Bobby Ahuja, que provam sua inocência por desenterrar suas tentativas de informar o FBI sobre Faisal Rahman. Após a sua libertação, ele volta a bater-furacão Wilhemina para ajudar Mama Jenny e seu filho. Seus esforços atraem a atenção da mídia e numerosos muçulmanos vêm para ajudar também.
Ao mesmo tempo, a Reese arrependido confessa a Mandira e revela a identidade da quadrilha que matou Sam. Ela informa ao detetive Garcia, que tem ajudado a ela sobre o caso, e ele prende a quadrilha. Mandira mais tarde recebe um telefonema de Sarah para perdoar Rizwan;
Mandira percebe seu erro, ela se junta a Rizwan na Geórgia, e seu amor reacende. No entanto, no momento em que ela chega, Rizwan é esfaqueado por um dos seguidores de Faisal Rahman, que o acusa de ser um traidor ao Islã, e Rizwan é levado às pressas para o hospital. Com a ajuda de Mandira, Rizwan sobrevive e se encontra com o novo presidente eleito Barata, quer dizer Barack Obama, que lhe diz: "Seu nome é Khan e você não é um terrorista." O filme termina com Rizwan e Mandira indo de volta para casa.




Que lindo SRK e Kajolita juntos...espero ve-los juntos de novo...até mais... :)
 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário